Chineses degustam vinho durante a Vinexpo, em Hong Kong, nesta
terça-feira, 27 de maio de 2014.
REUTERS/Tyrone Siu
|
Luiza Duarte, correspondente da RFI em Hong Kong
A Vinexpo, grande feira de vinhos e espumantes, tem como maior objetivo seduzir os consumidores asiáticos. Degustações, workshops e palestras movimentam o evento que promete atrair cerca de 18 mil visitantes este ano. Hotéis, restaurantes e fãs da bebida vão descobrir novos produtos, mas sobretudo garantir os estoques de vinhos de qualidade reconhecida. Ao todo são 1.300 expositores de países como a França, Espanha, Itália, Nova Zelândia, Austrália, México, Argentina, Brasil e mesmo da China, que tem sim sua própria safra.
Jovem produtor, o país tem melhorado a cada ano a qualidade de seu vinho e em pouco tempo se tornou o quinto maior produtor do mundo, depois da Itália, França, Estados Unidos e Espanha. Segundo uma pesquisa publicada no último ano pelo Centro Nacional da França para a Investigação Científica (CNRS), a China será o maior produtor de vinho do mundo dentro de cinco anos, graças aos investimentos feitos no setor e a capacidade de expansão da área de produção. Os vinhedos chineses se concentram principalmente na costa leste do país, onde estão localizadas as províncias de Shandong, Hebei e a cidade de Tianjin, próxima da capital Pequim.
Preferência pelo vinho tinto
Muitos especialistas apostam que o futuro do vinho é a China. Este ano, o país deixou para trás a França e a Itália e se tornou o maior consumidor do mundo da bebida. No último ano os chineses beberam 1,865 bilhão de garrafas de vinho tinto. Entre 2007 e 2013, foi registrado um aumento de 175% no consumo.
A China é hoje o maior importador de vinhos da região de Bordeaux e o quarto maior de Bourgogne, ficando atrás apenas do Japão, da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos. Os americanos continuam sendo os que mais consomem todos os tipos da bebida, segundo a Vinexpo. Nesse ranking a China fica apenas na quinta posição.
O vinho tinto domina o mercado chinês. Apesar de um aumento do consumo de vinho branco e champanhe ser esperado, especialistas garantem que a preferência dos chineses pelo vinho tinto não seria apenas uma questão de sabor e teria explicações culturais. O vermelho é a cor da sorte para os chineses, enquanto o branco é associado à morte.
Fonte: http://www.portugues.rfi.fr
Site da vinexpo:
http://asiapacific.vinexpo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário