Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Arraial Saudável: Conheça algumas dicas para aproveitar a festa junina sem perder a forma

Além da dança, música e brincadeiras, uma das melhores coisas da festa junina são os pratos típicos. Nessa época do ano, é comum consumirmos doces e bebidas quentes que costumam ter um alto índice de calorias. Porém, existem formas alternativas para aproveitar essas delícias sem exagerar.

Foto Divulgação
A Coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital San Paolo, Rafaela Isis Reis, afirma que, em relação às bebidas, a melhor opção é o vinho quente (190 cal), pois é menos calórico que o quentão (276 cal). Contudo, os ingredientes adicionados às receitas também têm influência no valor nutricional e existe uma forma de deixá-las menos calóricas.“No vinho quente e no quentão, pode-se utilizar adoçante na composição. O ideal é que para cada xícara de vinho sejam utilizados de 4 a 5 envelopes de adoçante”, aconselha Rafaela.

A mesma lógica pode ser aplicada a outros pratos que compõem a mesa comemorativa. Segundo Rafaela, os bolos, por exemplo, podem ser preparados de forma mais saudável com a utilização de farinha integral. “A tapioca também pode receber um recheio de frutas, em vez de leite condensado. A canjica pode ser feita com leite desnatado e adoçante para forno e fogão. Abuse dos termogênicos do período como a canela e o gengibre”, acrescenta a nutricionista.

Mas não é necessário só fazer mudanças no cardápio, o bom da festa junina é que existem aqueles alimentos que são naturalmente benéficos ao organismo, é o caso do milho e do amendoim. “O milho tem um alto valor nutritivo, pois contém vitamina C, A, B1 (tiamina), B9 (ácido fólico), fibras e ferro, além de não perder suas propriedades ao ser utilizado em bolo, como pipoca, pamonha ou curau. A maneira mais indicada para consumo é cozido, pois as propriedades nutricionais irão se manter e não deve ser adicionado açúcar e gordura a um alimento que já é calórico (371 cal em 100 g). Vale ressaltar que ele não contém glúten e pode ser consumidos por celíaco”, declara Rafaela.

No caso do amendoim, o alimento possui vitamina E, um antioxidante com boa quantidade de proteína e gordura monoinsaturada que auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim. A forma mais indicada de consumi-lo é assado sem adição de gorduras e açúcares. Existem as receitas de pé de moleque diet, nas quais é possível utilizar adoçante e leite condensado diet.

Para aqueles doces caseiros, como os de abóbora, laranja e batata doce, Rafaela também recomenda o uso de adoçante forno e fogão para um consumo menos calórico. Esses alimentos também possuem propriedades favoráveis ao organismo. “A abóbora é um alimento rico em betacaroteno que se converte em vitamina A, também é de fácil digestão e rica em flavonoides que agem contra os radicais livres. A batata doce é um carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, é liberado gradativamente no organismo o que o torna excelente opção para dar energia sem liberar altos picos de insulina. Já a casca de laranja é rica em antioxidantes e estudos indicam que apresentam benefícios na redução do colesterol.”

Serviço
Hospital San Paolo
Rua Voluntários da Pátria, 2786 - Santana
Tel: (11) 3405-8200
www.hsanpaolo.com.br



Fonte: http://www.maxpressnet.com.br



terça-feira, 24 de junho de 2014

Menino de dois anos alcoólico chora por cerveja e vinho

Caso chocante de criança que ingere bebidas alcoólicas está a preocupar as autoridades chinesas.

Foto Divulgação
Com apenas dois anos, Cheng Cheng é o alcoólico mais novo do mundo. A criança chinesa, da província de Anhui, começou a beber com apenas 10 meses, quando o pai lhe deu a experimentar vinho para que parasse de chorar. Hoje em dia, já criou resistência ao álcool e consegue beber uma garrafa de cerveja sem que sinta grandes efeitos.

O caso ficou conhecido através de um jornal local e os pais temem agora que o filho lhes seja retirado. Apesar de já terem tentado excluir as bebidas alcoólicas da dieta da criança, a tia de Cheng Cheng, Cai Teng, afirmou, em entrevista ao 'Daily Mail', que "sempre que vê alguém a beber na família, ele também quer beber e chora até lhe darem. Não temos outra opção senão fazer-lhe a vontade".

Mas o efeito do álcool em crianças pode ser irreversível. Os médicos locais já alertaram a família para o risco de falência dos órgãos e a Segurança Social de Anhui avalia agora o caso, para saber se a guarda da criança será ou não retirada aos pais.


Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...