Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Onde o vinho jorra nas praças...

O famoso chafariz de vinho é uma das referências turísticas da cidade de Bento Gonçalves, a fontana foi construída em 1990 em frente ao prédio da prefeitura municipal. O encantamento dos visitantes é inevitável, pois em que outro lugar do Brasil encontramos vinho jorrando em plena praça pública? Mesmo sabendo que os jatos de vinho que saem do chafariz são na realidade água colorida a visão é uma imagem difícil de esquecer.


A construção da fonte foi feita com retalhos de pedras, imitando as taipas construídas pelos imigrantes italianos que colonizaram a região. As taipas eram muros formados através do empilhamento das pedras encontradas no terreno e tinham duas utilidades, marcar a divisão das terras e fazer com que a área do plantio fosse menos pedregosa, facilitando assim o trabalho. A rua em frente ao chafariz é a popular "Via del Vino", que quer dizer em uma tradução simples do blogueiro que vos fala, Rua do Vinho, essa é a rua onde a cidade começou a se desenhar há mais de 100 anos, através da criação do clube social, prefeitura, igreja e instalação das primeiras agências bancárias. Atualmente essa rua é o coração comercial da cidade.


A ideia do chafariz do vinho é citada em um poema de Maria Borges Frota em 1967, anos mais tarde  o poema ganhou melodia e se tornou o hino da capital do vinho, sem a poetisa imaginar que 23 anos mais tarde o vinho viria a jorrar de fato em cascatas reais nas ruas de Bento Gonçalves.

“Bento Gonçalves querida,
Bordada de parreirais,
Onde o vinho borbulhante
Jorra em cascatas reais”





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...