Foto Divulgação |
O Wine Finer foi desenvolvido pelo designer dinamarquês Marcus Vagnby, que levou mais de 2 anos desenvolvendo um aerador que fosse elegante, portátil e eficiente, que além de ser aerador, funciona como filtrador, corta gotas e tampa com encaixe, tendo um vinho oxigenado e filtrado caindo direto na taça.
Basicamente trata-se de um tubo colocado no gargalo da garrafa de vinho, onde você serve o vinho normalmente e o liquido passa por telas muito finas de aço inoxidável que filtram a bebida além de passar por 32 micros aeradores, subindo um pouco a temperatura do vinho e ganha oxigenação.
O investimento é de cerca de R$99,00, o que acho justificável principalmente para pessoas como eu que tendem a tomar vinhos mais jovens e parrudos, já que nesses casos o efeito é bem notado aprimorando seu sabor frutado e aroma floral, porém quanto mais leve o vinho menor o efeito, nos brancos então nem se nota diferença.
Porém eu não usaria para vinhos mais especiais e delicados, para esses ainda fico com o velho decanter.
Existem basicamente dois motivos para se decantar um vinho: separar o líquido de seus sedimentos em vinhos de longa guarda não filtrados, e para “amaciar” os vinhos mais jovens e de média guarda.
A aeração no decanter serve para que o vinho entre em contato com o oxigênio e com isso provoque a aceleração de sua maturação, intensificando os aromas e reduzindo a tanicidade, abrandando ainda o teor alcoólico e suavizando seu paladar. No caso do wine finer esse processo é intensificado e a circulação do ar proporciona uma eficiente, acelerada e imediata aeração, “abrindo” o vinho para despertando todo seu aroma, paladar, textura e cor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário