Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de maio de 2014

O vinho e a música


A música e o vinho sempre andaram juntos. Desde a época de Dionísio e Baco, esse dueto é sinônimo de sucesso entre carreiras solo, de dupla e, claro, de vários grupos. Assim como o vinho, a música aguça nossos sentidos e sentimentos, chegando até a nos tocar a alma. Essa combinação encanta, apaixona e aproxima as pessoas.

É possível harmonizar a música e o vinho de acordo com o momento e a companhia. Ter essa percepção pode ser determinante para atingir um elevado estado de espírito.

Atentos a esse comportamento, há alguns anos, psicólogos da Heriot Watt University realizaram uma pesquisa que resultou na seguinte conclusão: enquanto se degusta um vinho, a música ouvida pode influenciar na percepção do sabor. As músicas mais pesadas e encorpadas, por exemplo, sugeriram robustez nos vinhos das uvas da família Cabernet. Já as músicas energéticas e agitadas realçariam as características refrescantes dos exemplares da uva Chardonnay e dos demais vinhos brancos e espumantes.

Um dos responsáveis pela pesquisa acredita que os produtores deveriam colocar algumas recomendações de músicas nos contrarrótulos das garrafas de vinhos.
Após algumas pesquisas, encontrei sugestões de músicas que harmonizam com determinadas uvas.
Compartilho:

• Cabernet Sauvignon: All along the watch tower (Jimi Hendrix), Honky Tonk woman (Rolling Stones), Live and let die (Paul McCartney and Wings), Kashimir (Led Zeppelin), Carmina Burana (Carl Orff)
• Chardonnay: Disease (MatchboxTwenty), You could be mine (Gunsand Roses), Ever lasting love (Gloria Estefan), Love generation (Bob Sinclar), Just can't get enough (Nouvelle Vague)
• Merlot: Paint in black (Sixth Finger), Creep (Radiohead), P.D.A. (John Legend), Stronger than me (Amy Winehouse), Come undone (Duran Duran)

Outra dica é o Festival I Love Jazz, que acontece todos os anos na Praça do Papa. O evento apresenta atrações nacionais e internacionais, com música de primeiríssima qualidade, potencializada em uma atmosfera mágica. Uma ótima escolha de música e, claro, regado a muito vinho. Este ano, o Festival acontece no primeiro final de semana de agosto.

Um brinde à vida!

Por: Danilo Schirmer
Fonte: http://www.voxobjetiva.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...