Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de maio de 2014

O sexo do vinho

De olho no mercado: produtores criam vinhos exclusivamente para elas.


As mulheres tomariam vinhos apropriados para ocasiões como: depois do sexo, um jantar romântico, para sucesso nos negócios? Pois uma empresa francesa, a WineSight, tem 30 rótulos da marca Sublimelle (nada com a lingerie do mesmo nome).

As mulheres acreditariam que existe mesmo um vinho feito para elas. Ou que possamos definir as bebidas por sexo?

A empresa francesa argumenta que numerosos estudos demonstram que as papilas femininas reagem de modo diferente das masculinas em relação aos vinhos e cita o guia "Gault Millau" para afirmar que, em outros estudos, "as mulheres preferem vinhos macios, fáceis, com pouca acidez e taninos, em lugar de vinhos muito encorpados". Daí, decidiu-se oferecer ao mercado feminino vinhos mais "sutis e elegantes". A WineSight dispõe de 30 rótulos da linha Sublimelle via internet.

O caso é que ninguém pode desprezar o poder de compra ou de decisão de compra das mulheres. Nos Estados Unidos, 77% de todo o vinho produzido é comprado por mulheres
A empresa francesa não está sozinha nessa história de oferecer vinhos exclusivos para mulheres. Até uma das mais famosas lojas de departamento do mundo, a inglesa Marks & Spencer, vai lançar um vinho do Porto rosé, segundo a loja, um "novo estilo de Porto dirigido às bebedoras mais jovens desse vinho". A M&S pretende "transformar a categoria do Porto" (1970 foi a última vez em que um novo estilo de Porto foi lançado: o Late Bottled Vintage, mas por vinicultores portugueses).

Pelo que li, a loja quer pegar uma carona na onda de sucesso que os vinhos rosados vêm conseguindo em todo o mundo. Só que Guy Woodward, editor de vinhos da revista "Decanter", não ficou nada impressionado com a nova bebida. Disse que seu sabor está distante do vinho do Porto e mais parece vodca com suco de cranberry (oxicoco ou uva-do-monte ou arando). A M&S pensou nas mulheres como público-alvo dessa nova bebida porque "ela é leve e saborosa".

Lembro de vinhos, como o Seduction, White Lie, Mad Housewife e a linha Working Girl, lançados há anos no mercado norte-americano e dirigidos exclusivamente ao público feminino. Quase todos ofereciam um vinho "leve", com teor calórico e alcoólico baixos, pois achavam que esse é o estilo de vinhos que as mulheres desejam. Com exceção do Mad Housewife, quase todos os outros já saíram ou estão de saída do mercado.

O caso do White Lie ("Mentira Branca") envolve até um preconceito. Era um vinho branco, feito com a uva Chardonnay. Dizia no rótulo que "uma mentirinha de vez em quando não faz mal a ninguém". E o rótulo brincava com essas "mentirinhas", como a cor do cabelo etc. Para o produtor, a Beringer, somos todas umas hipócritas. O Seduction vinha numa bolsa transparente de plástico. Sabe como é, leitora, passamos a vida com bolsas de compra.

Em 2005 escrevi sobre esse mesmo assunto aqui (se chamava justamente "Mentiras Brancas").

O caso é que ninguém pode desprezar o poder de compra ou de decisão de compra das mulheres. Nos Estados Unidos, 77% de todo o vinho produzido é comprado por mulheres. E elas consomem cerca de 60% dele. Fora o vinho, a mulheres influenciam na compra de 80% de todos os produtos e serviços. Fazem o grupo majoritário na tomada de decisões, não apenas em áreas tradicionais como moda, cosméticos, alimentação, mas também no setor de serviços financeiros, automóveis, eletrônica, imóveis e viagens.


Onde encontrei o vinho:
http://store.rainierwine.com

Site da Madhousewife:
http://www.madhousewifecellars.com

Fonte da matéria:
http://www.bolsademulher.com





3 comentários:

  1. Hahahah isso me lembra as váaaaarias discussões que eu tive com o meu professor do curso de sommelier pq ele dizia que o moscatel é o preferido das meninas e eu berrava NUNCAAAAA!!!! EU PREFIRO CABERNET SAUVIGNON!!!!! hahahah

    De fato, se dependesse de mim, essa estratégia de marketing faliria. Além do machismo (supor algo sobre o consumo feminino baseado em pesquisas duvidosas, e que só servem pra alimentar o senso comum), acho leviano reduzir o vinho à um cosmético. (Que eles juram que amamos!) E achei de muito mal gosto a coisa da mentira branca. A mulher dele pode mentir o tempo todo, mas nem todas são assim... afffe! Coloca aqui o seu texto sobre elas, fiquei muito curiosa!!!

    Pra encerrar, só pra não me chamarem de feminista-recalcada-comunista-e-mal-amada que é contra a segmentação do mercado para mulheres, deixo um exemplo QUE AMEI quando encontrei... é a vinícola americana MiddleSister Wines (middlesisterwines.com). Tem vinhos voltados para mulheres, mas não é machistona! Aliás, eu achei uma sacada muito boa, pq eles colocam uma personalidade em cada vinho de acordo com as características dele e uma personagem que o representa! Lá tem um quiz, tipo teste da revista Querida (a velha! hahaha) que vc faz pra saber qual o vinho q te representa e pra minha surpresa (ou não) deu Cabernet na cabeça! Eu seria a Mischief Maker Cabernet Sauvignon que é aquela forte e polêmica, maliciosa e cheia de histórias pra contar. Tem a Bubbly (ou Sparkling) que adora uma festança, A Moscato e que é a mocinha doce e por aí vai, não vou falar todas se não perde a graça! hahah Mas posso dizer que é GENIAL. Além dos memes maravilhosos com frases que eu gostaria de estampar em camisetas e sair mostrando por aí, tem todos no Pinterest (http://www.pinterest.com/middlesiswines/) Sou fã mesmo e não escondo! hauhau Pena que ainda não achei no Brasil, dei a sugestão pra Wine.com.br, vamos ver se os winehunters dele aprovam.

    Eu gosto assim, de coisas inteligentes feitas por cabeças pensantes!!! Não essa babaquice conservadora de classe média/alta que esses caras fizeram... Olha esse rótulo gente, que coisa mais horrorosa!!! Dona de Casa Doida?! Só se for a mãe dele!

    Outra coisa, vinho do porto rosé??? kkkkk ri muito quando li isso.

    Por hoje é só, adorei o post e saber que tem coisa errada até no mundo do vinho! haha

    Acho que é isso que eu mais gosto no seu blog, ele sai do clichê do "universo feminino" que o senso comum jura que existe... ^^

    ResponderExcluir
  2. Jesus, esse coment deu quase um post inteiro...!!! kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Lô
    Resumindo, sou mulher, adoro vinhos, amo Cabernet Sauvignon e adoro vinho do porto exatamente como ele é. Eu não preciso de vinho feito especialmente para mim, eles já existem, mas no mundo do vinho encontra-se de tudo e vou compartilhando...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...